08 dezembro, 2014

O Lado Bom da Vida - Matthew Quick | Resenha.

 

Título Original: The Silver Linings Playbook.
Autor: Matthew Quick.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 256.
Classificação: 5 estrelas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
 
Resenha: A estória é narrada em primeira pessoa pelo Pat Peoples, um cara que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica, que não tem casa própria, nem emprego, é divorciado e volta a morar na casa dos pais. No livro vamos conhecer como funciona o mente de uma pessoa com problemas psicológicos e como este, vai tentar compreender ao longo da narrativa, os motivos que o levaram a estar no estado, no qual se encontra. Pat vai contar com a ajuda da família, dos pouquíssimos amigos, do psiquiatra e principalmente da Tiffany; uma garota igualmente com problemas, e que também tenta recomeçar a vida; claro, que a sua maneira. Dois personagens que a primeira vista paracem iguais, mas que no decorrer da leitura, mostram que tem personalidades totalmente diferentes. Tanto o Pat, quanto a Tiffany vão conquistando a empatia dos leitores de um modo único.
 
Minha Opinião: É um livro inovador, e altamente excêntrico. A leitura é corrida, e há “erros” na narrativa que, em minha opinião são totalmente propositais; já que a estória toda é narrada em primeira pessoa por um cara que tem problemas psicológicos. E claro que a narrativa iria conter estes erros, para que o leitor entendesse a complexidade do personagem e compreendesse também o mundo no qual ele está inserido (O modo que o Matthew fez isso foi genial !!!!). Mas não foi só isso que me encantou. Tirei muitas lições desse livro pra minha vida. Uma delas é que, não é porque uma pessoa tem problemas psicológicos, que ela pode ser taxada de “doida”. Esta pessoa também é um ser humano, também tem sentimentos. Pode se apaixonar, chorar, gritar, sorrir, como qualquer outra pessoa. Como qualquer um de nós. E creio é esta foi uma das lições que o autor sentiu vontade de passar para o leitor.
Outro ponto positivo sobre o livro, foi o modo como se deu o relacionamento da Tiffany e do Pat. De uma forma totalmente gradativa. Cada um tinha os seus problemas, cada um estava tentando lidar e superar estes problemas, portanto, eles foram unidos por esses problemas. Um buscou apoio no outro. Um ajudou o outro. E pra mim isso tornou o relacionamento deles tão concreto e coerente quanto qualquer relacionamento, de qualquer pessoa considerada “normal”. Porque não é isso o que todo mundo deseja quando está se relacionando com alguma pessoa ? Ter alguém com quem a gente possa contar ? Uma pessoa pra buscar apoio ? Alguém que possa estar do nosso lado tantos nos momentos bons, quanto nos momentos difíceis ?. Olha aí mais uma evidência de que eles são tão humanos quanto nós.
 
Claro que tudo não é um mar de rosas. Como os dois tem personalidades diferentes, há na estória alguns atritos entre os dois. Pat, um cara meio bobo, calmo e com um coração grande. E a Tiffany. Uma mulher um pouco insistente, divertida, mas com um coração igualmente bondoso. Achei uma sacada muito inteligente do Matthew, construir personagens com esses extremos, mas que no final almejavam a mesma coisa. Tinham o mesmo intuito.
 
Pra mim, foi uma leitura super agradável e cheia de lições. Se você ainda não leu o livro, recomendo que você vá de mente aberta, pra assim tentar entender a proposta da leitura, e as lições que o autor quer passar para o leitor. E se você leu, quero saber sua opinião sobre o livro ai nos comentários :)
 
 
 
 
 
 





4 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Eu só assisti ao filme, mas já vi muitos comentários falando que essa adaptação não foi muito fiel ao livro, então não posso julgar por isso. Mas em relação ao filme, eu o achei divertido e adorei a escolha dos atores para interpretar Pat e Tiffany, que tiveram uma química interessante entre si. Aliás, foi com esse filme que a Jennifer Lawrence ganhou o Oscar, não é?

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :) Tudo ótimo. E com você ?

      Realmente o filme não foi muito fiel ao livro. Em relação ao final do filme me decepcionei mto. No livro é tão lindo e no filme... prefiro nem comentar kkk
      Foi nesse mesmo, flor. A atuação dela foi perfeita <3
      bjs

      Excluir
  2. Amoooo O Lado Bom da Vida!
    *.*
    Achei bem o que você disse: Diferente.
    E os "erros" são fruto da mente de Pat.
    Muito bom!
    Estou para ler Perdão, Leonard Cock, do mesmo autor.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir