12 janeiro, 2015

Perdida - Carina Rissi | Resenha.


Autora: Carina Rissi

Editora: Verus

Páginas: 364

Classificação: 4 estrelas






Sinopse: Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter idéia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam levá-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

Resenha: A história é narrada em primeira pessoa pela Sofia, uma mulher de 20 e poucos anos como qualquer outra normal: mora sozinha, tem um trabalho mediano, gosta de se divertir com os amigos e é uma apaixonada por tecnologia. Até ai nada demais. Certo dia, Sofia vai a uma festa, e sem querer deixa seu celular cair dentro do vaso sanitário, e com isso ela no dia seguinte vai a uma loja comprar um celular novo. Só que é ai que as coisas começam a ficarem confusas. Ao apertar um botão no aparelho, a mesma vai parar misteriosamente no século XIX, e lá se depara com uma realidade totalmente diferente da nossa: não há tecnologia avançada que temos atualmente, a liberdade e independência das mulheres praticamente não existe, entre outras coisas. Lá, Sofia acaba conhecendo Ian Clarke, um cara jovem, porém rico, que fica com pena da moça, e acaba hospedando-a em sua residência. De início o Ian acha que ela tem algum tipo de problema psicológico por falar que veio do futuro, mas com o tempo Sofia acaba convencendo-o, e este acaba ajudando ela a descobrir um modo de voltar para o século XXI.
 
Minha Opinião: Gente, que livro delicioso de se ler !! A narrativa é muito fluida e divertida. Logo de cara, a gente já consegue ter empatia pela Sofia. O jeito dela meio louco e atrapalhado me conquistou muito rapidamente *rolou o negócio da identificação aê kk*
Eu nunca tinha lido nenhum livro de viagem no tempo, só tinha assistido filmes do tipo De Repente 30 feelings, mas só. Foi uma experiência muito boa. Gostei muito do jeito como a Carina construiu isso ao longo do livro. O modo como ela escancara as diferenças de ideologias é incrível. O Ian também é muito cativante, o jeito galante e doce dele já faz com que a gente já sinta uma simpatia absurda.
É legal ver como os dois personagens são tão diferentes: a Sofia é louca, não vive para agradar os outros. Vive pra agradar a ela mesma e ser ela mesma. Não se importando nem um pingo as críticas alheias (uma personalidade que deriva da nossa sociedade atual). E o Ian, um cara educado, portador de bons modos, e que vive em uma sociedade na qual as aparências e as condições financeiras são as coisas mais importantes... Ou seja, atritos por conta das diferenças de doutrinas são bastante recorrentes durante toda história.
O romance dos dois é muito bem construído, mas dá uma aflição muito grande, já que a gente torce para que os dois fiquem juntos, mas ao mesmo tempo torce para que a Sofia consiga voltar para casa. É conflitante, gente !! Mas shippo muito eles dois. Fazem um casal lindo e cômico.
 
Outra coisa muito interessante é ver como funcionavam algumas coisas no século XIX, tipo: os banheiros, a hora do banho, as comidas servidas... A Carina teve toda a preocupação de fazer uma pesquisa histórica, para tornar tudo mais real e fazer com que os leitores tivessem a sensação de estar realmente no século retratado. Além de tudo isso, o livro traz muitas referências à Jane Austen uma vez que a Sofia é uma apaixonada por livros. Quando li o livro nunca tinha lido nada da Jane, mas assim que terminei de ler Perdida, comecei a sentir vontade de ler os livros dela. (e já comecei o meu “projeto Jane Austen" com o livro Razão e Sensibilidade).
 
Enfim gente, é um livro leve, divertido, fofo e muito delicioso pra se ler em um final de semana. Ah gente, e tem o segundo livro (Encontrada), que é a continuação desse livro. Eu ainda não li, mas o livro já ta na minha wishlist de 2015. Espero lê-lo em breve.

 E ai gente, o que vocês acharam do livro ?
 











9 comentários :

  1. Este livro é uma delícia mesmo, eu gostei muito dele. Falta eu ler Encontrada.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii, tudo bem? Adorei sua resenha, que bom que gostou do livro. Ele está aqui em casa para que eu o leia, mas ainda n consegui. mas lerei em breve. E espero gostar também =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Geisiane!

    Olha, eu abandonei a leitura desse livro justamente por uma noção oposta á sua: de que a autora não pesquisou sobre os costumes da época tanto quanto deveria! rs
    Pra quem se aprofundou em história do Brasil, peguei muuuuuitos furos... E não é nem questão de ser mega especialista nem nada não; mas, sério, como se retrata o período colonial brasileiro sem mencionar a escravidão...?
    Eu simplesmente não consegui continuar a ler, apesar de saber que muita gente gosta. Mas fico feliz que o livro, ao menos, serve para entreter os leitores :)

    Livros & Cores – Resenha nova! "Quero ser Beth Levitt"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izandra, tudo bem ??

      Eu tbm estranhei o fato dela não ter citado o período da escravidão, mas logo no fim do livro em "Notas da Autora", ela explica que não citou esse fato histórico, pois "além de hediondo, é muito vergonhoso para a nossa história", e como no mundo fictício tudo é possível, ela preferiu não citar o fato, e focar mais na construção do romance.

      É verdade, muita gente gosta do livro, principalmente do Ian kkkk

      bjs




      Excluir
  4. Olá! Estou passando para avisar que indiquei seu blog na TAG Liebster Award. Você pode conferir abaixo. Grande beijo :)
    http://somosliterarias.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir