19 fevereiro, 2015

Garoto Encontra Garoto - David Levithan ǀ Resenha

Título Original: Boy meets Boy
Autor: David Levithan

Editora: Galera Record
Pág: 239

Classificação: 3 estrelas.
 
 





Sinopse: Quando Paul conhece Noah, ele acredita ter encontrado o cara dos seus sonhos. Até estragar tudo de forma espetacular possível. As chances de Paul conseguir reconquistar Noah, segundo o gerenciador de apostas da escola, é de 1 em 12, mas isso não o desestimula a tentar. Afinal, não se pode desistir do amor assim tão fácil.

Mas, antes de conseguir Noah de volta, Paul precisa vencer outros desafios: sua melhor amiga de todos os tempos, Joni, está namorando o cara mais acéfalo e babaca da escola. Seu outro melhor amigo, Tony, precisa lidar com os pais ultra religiosos e meio nazistas que desaprovam sua orientação sexual, e seu ex-namorado, Kyle, parece estar mais obcecado do que nunca em se intrometer entre Paul e Noah...

Resenha/Minha Opinião: 'Boy meets Boy' foi o primeiro livro escrito pelo autor David Levithan em 2003, o que foi uma surpresa para a minha pessoa já que o iniciar de uma carreira de um escritor não é nada fácil, principalmente com a temática que ele usou para o livro. O livro é meio clichê, os protagonistas se encontram de repente, se apaixonam, começam a namorar, ocorre um desentendimento, há um rompimento, e após uma série de acontecimentos eles acabam voltando a ficarem juntos, pronto, ufa!!! e FIM...
Hmmm, mais é aí que Levithan traz o diferencial para a estória, o casal de protagonistas é gay. E isso fez com que eu desse uma atenção a mais para o livro, são poucos autores que se arriscam a colocar personagens homossexuais em suas histórias e ainda mais darem uma importância para eles. Eu simplesmente adorei a escrita do autor, e criação dos personagens é perceptível que foi realizada de uma forma  muito carinhosa. PORÉM, o relacionamento do Paul e Noah não foi o que me conquistou no livro, para falar a verdade achei o casalzinho meio chato, sabe!?

Mais uma vez friso que autores que dão atenção a seus personagens secundários já fazem de sua obra algo magnífico,  e é nítido isso no livro. E eu também darei atenção a estes personagens aqui :D sem dúvida alguma para mim o melhor personagem eveeer do livro é o Tony. E fica evidente que é o personagem que traz a maior crítica no livro, a aceitação de sua orientação sexual por sua família, David Levithan trabalha muito bem este personagem e a cada capítulo que ele aparece torcemos que ele se dê bem. Mas, não é tão fácil assim. A situações que marcam o livro como um todo, situações essas que vemos no nosso dia a dia: preconceito, aceitação, amizade ( palmas para o autor, porque ele arrasou neste quesito) e principalmente amor, de suas várias formas. Seguindo a linha do personagem, Tony, por favor dêem visibilidade a mãe deste garoto. É incrível como ela lida por ele ser gay, e antes que vocês me cortem porque ela pode ser considerada uma vilã neste núcleo, ela é uma verdadeira personagem na vida real. É assim, é triste!!!

Algo também marcante no livro é o tom cômico, não tem como não rir, já é algo registrado do autor. E quando Infinite Darlene entra em cena, não tem como gostar dela e rir horrores. O Kyle, ex-namorado do Paul, arrasa na dramaticidade kkk , o que eu me surpreendi. E sim, eu torcia para que o Paul ficasse com ele.

Um ponto negativo no livro para mim foi o final, e até agora me pergunto se o autor vai fazer uma continuação do livro, pois ele deixou muitas pontas soltas. Há um leve grand finale que envolve os personagens, enfoque ao Paul e Noah. Mas e os outros???? Quero respostas senhor Levithan kkkkk....

 A edição do livro é muito fofa, e no final do livro tem um apêndice de um conto feito pelo autor, titulado: A quarteback e o líder de torcida. Recomendo a leitura: leve e super divertida :)

 

E aí bookaholics, já leram? O que vcs acharam?

Comentem GO GO...



 

3 comentários :

  1. Olá!

    Já vi várias resenhas desse livro, me parece ser uma boa história. Histórias como essa deveriam ter sido escritas com mais frequência.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como todo mundo diz que o casal é chato! kkkkkkkkkk
    Gostei da sua abordagem no livro.
    E detesto essa mania de autor faz séries e mais séries... kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei esse livro por cortesia do Skoob, acredita?
    Coloquei ele para ser um dos escolhidos para eu fazer uma vídeo-resenha no meu canal e acredita que ele ta ganhando em disparada? A ultima vez que eu vi o resultado, ele estava com 10 votos, contra 5 do segundo colocado. O resultado só sai dia 4, mas eu já sei que ele será minha próxima leitura e eu já estou louca para ler.
    Quando li a sinopse dele, lembrei de uma obra de uma autora nacional, a Ju Land, ela escreveu um livro sobre uma vampira, mas diferente de todos os romances que conhecemos de vampiros, esse é um casal de meninas. Super adorei a temática. O livro se chama "Doce Vampira" e tem uma resenha lá no meu blog. Estou louca para começar a ler "Garoto Encontra Garoto <3"
    Eu bem que esperava esse livro ser bem cômico, parecia que a sinopse contava isso para mim.
    Eu pesquisei na internet e encontrei outros livros com o mesmo titulo mas com a capa de cores diferente, já notaste? Mas acho que é problema de alguma foto, sei lá.
    Enfim, não vejo a hora de ler ele em março e fazer minha vídeo resenha também. Espero que você apareça por lá e veja meu vídeo depois ^^

    Beijinhos =*
    Depois aguardo sua visitinha!
    www.umsofaalareira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir