20 janeiro, 2015

Gregor, O Guerreiro Da Superfície - Suzanne Collins | Resenha.


Título original: Gregor The Overlander.

Autor(a): Suzanne Collins.

Editora: Galera Record.

Pág: 300.
 
Classificação: 5 estrelas.
 
 
 
 

Sinopse: Gregor tem 11 anos e uma vida complicada: tem duas irmãs mais novas, uma avó que vive em um mudo à parte, a mãe trabalha em dois empregos diferentes e o pai desapareceu há mais de dois anos. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai  em um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York. Todos no Subterrâneo parecem acreditar que Gregor é o guerreiro mítico de uma antiga profecia. Agora, apesar de seus protestos, o menino precisar liderar um estranho grupo de humanos e animais gigantes numa missão que pode salvar o Subterrâneo - além de ser a única saída para encontrar o pai.
 
Resenha/Minha Opinião: As minhas expectativas em relação a esse livro estavam à mil, antes mesmo de pega-lo em minhas mãos já sentia que a Suzanne iria me surpreender. Autora da saga The Hunger Games (Jogos Vorazes) nos envolve com uma estória rica em detalhes e também em aventura. Este é o primeiro livro de uma série de cinco, intitulado Crônicas do Subterrâneo. Foi o primeiro livro publicado pela autora e destinado principalmente ao público infanto-juvenil. Gregor, mesmo sendo tão jovem, 11 anos, passa por momentos difíceis em sua vida. Acaba se tornando o homem da casa, e com isso têm grandes responsabilidades. Cuidar de sua irmã caçula, Boots, é só uma das tarefas que ele se compromete com sua mãe.

 E a relação do Gregor com sua família é algo marcante durante o livro, Suzanne acerta em cheio em mostrar sentimentos como: amor, carinho, preocupação e solidariedade nestes personagens e em outros. Como mesmo a autora diz: o livro, acima de tudo, é uma história de uma família. Algo que me deixou mais entusiasmado durante o livro foi tentar descobrir a revelação dos segredos da Grande Profecia. A leitura é fluida, e quando você se depara já está nas últimas páginas do livro. Grandes surpresas marcam os últimos capítulos. E mesmo sendo um livro de uma série de outros, o livro fecha todos os pontos abertos que no inicio a autora mostra.
 
Os personagens secundários são criados de uma forma muito especial pela autora e de cara nos ligamos à eles. Quem já leu a trilogia Jogos Vorazes vai perceber algumas semelhanças a este livro, e ressalva-se que este foi escrito primeiro. Estas semelhanças é relação a forma como a autora nos apresenta o enredo. Assim como na trilogia THG, 'Gregor, O Guerreiro da Superfície' é divido em três partes, cada uma contendo 9 capítulos. Aconselho a vocês não se apegarem aos personagens pois como já conhecemos a Suzanne Collins adora tirá-los de cena (POSSÍVEL SPOILER, risos). Super recomendo o livro e foi ótimo começar o ano com esta leitura. Estou com muita vontade de ler os próximos...

 
E então, vocês já leram? Comentem, GO GO...
 



8 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    O único livro que li da autora foi o volume um da trilogia Jogos Vorazes. Eu gostei, mas não tanto para querer ler os outros livros. Essa série parece ser fofa, mas não curto livros com personagens infantis como protagonistas (exceto HP, claro, rs).
    Sua resenha está ótima!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta correee kkk para ler o restante da trilogia Hunger Games :D sem dúvida minha trilogia preferida. Já esta fantasia criada pela Collins não sai perdendo para as demais do mesmo gênero, é muito boa. Só fez eu gostar mais da escrita da autora.

      Excluir
  2. Oi Gustavo tudo bem? Não conhecia o livro ainda, mas gostei de conhecer. Adoro essas aventuras. Eu ainda não li Jogos Vorazes, mas quem sabe também dou uma chance não é mesmo?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A série é linda.
    Boots S2
    Não sei o porquê colocam como infantil esse livro.
    Acho que pelas capas, só pode.
    A série é linda! Linda!
    Ok, me animei aqui.
    kkkkk
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louco para ler a continuação. Aposto muito nos livros da Suzanne Collins. Leria até a lista de supermercado dela kkkk

      Excluir
  4. Oi Gustavo!
    Sempre que leio sobre Gregor lembro que, certa vez, vi uma blogueira dizer que a série fez com que ela aprendesse a gostar de baratas. Fiquei imaginando como isso é possível, rsrs.
    Gosto quando os livros de séries vão amarrando suas pontas aos poucos, sem deixar tudo para o último volume. Porém, essa série da autora não me desperta interesse (embora eu tenha lido Jogos Vorazes gostado bastante).
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, se vc ler não irá se arrepender. E nesse livro não tem como odiar as baratas haha ;)

      Excluir